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RAM CHARAN, GURU DA GESTÃO, AFIRMA QUE OS EXECUTIVOS PRECISAM INTEGRAR MAIS SEUS TIMES

Integrar. Essa é a habilidade que os líderes das empresas precisarão treinar para sobreviver na nova realidade do mundo dos negócios. Pelo menos é o que defende o guru de gestão Ram Charan. Ele recorre a Steve Jobs para ilustrar seu argumento. “Vocês conhecem o iPhone. Quantas partes ele tem? Como é o seu chip, seu software e seu vidro? Quanta integração é necessária para juntar tudo isso? O Steve Jobs não inventou nenhuma tecnologia. Ele só as uniu”, afirmou, durante palestra no HSM Expo Management nesta quarta-feira (05/11) em São Paulo.

Charan compara um líder integrador a um diretor de cinema. Ele precisa pensar no dinheiro, nos atores, nos efeitos especiais, nos roteiristas e na locação para apresentar um trabalho final que entretenha e emocione o público. Ou a um maestro, que precisa ficar de olho em vários músicos, cada um especialista em seu instrumento, e identificar se há alguém fora de ritmo ou desafinado.

A capacidade de integração ganha importância no momento em que empresas da nova geração, como Amazon, Google, Netflix, Apple e Alibaba, forçam mudanças dentro das empresas tradicionais. Essas companhias são orientadas pela velocidade e pela experiência do consumidor. Para alcançá-las, é necessário, segundo Charan, reduzir as hierarquias para tornar as decisões mais dinâmicas e incentivar a colaboração. Além disso, é importante criar times multidisciplinares.

Voltando ao exemplo do iPhone: para torná-lo realidade, foi necessário unir especialistas em vidro, em chips, em software e em design. Cada um deles é muito bom no que faz e tinha suas propostas para criar o melhor em sua área. Mas, para produzir o melhor produto possível, eles tiveram que ser integrados e dialogar.

Charan listou as sete habilidades que os líderes integradores precisam ter. Para se tornar um especialista no assunto, é necessário praticar.

1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto

2. Selecione os melhores especialistas

3. Ouça e procure pela melhor ideia. Não se contente com as primeiras opções colocadas na mesa e encoraje o time a apresentar seu melhor

4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos

5. Faça escolhas e tome decisões, de preferência em conjunto

6. Consiga que a equipe se comprometa com o todo

7. Execute e entregue

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Autor dp3marketing

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