RAM CHARAN, GURU DA GESTÃO, AFIRMA QUE OS EXECUTIVOS PRECISAM INTEGRAR MAIS SEUS TIMES
Integrar. Essa é a habilidade que os líderes das empresas precisarão treinar para sobreviver na nova realidade do mundo dos negócios. Pelo menos é o que defende o guru de gestão Ram Charan. Ele recorre a Steve Jobs para ilustrar seu argumento. “Vocês conhecem o iPhone. Quantas partes ele tem? Como é o seu chip, seu software e seu vidro? Quanta integração é necessária para juntar tudo isso? O Steve Jobs não inventou nenhuma tecnologia. Ele só as uniu”, afirmou, durante palestra no HSM Expo Management nesta quarta-feira (05/11) em São Paulo.
Charan compara um líder integrador a um diretor de cinema. Ele precisa pensar no dinheiro, nos atores, nos efeitos especiais, nos roteiristas e na locação para apresentar um trabalho final que entretenha e emocione o público. Ou a um maestro, que precisa ficar de olho em vários músicos, cada um especialista em seu instrumento, e identificar se há alguém fora de ritmo ou desafinado.
A capacidade de integração ganha importância no momento em que empresas da nova geração, como Amazon, Google, Netflix, Apple e Alibaba, forçam mudanças dentro das empresas tradicionais. Essas companhias são orientadas pela velocidade e pela experiência do consumidor. Para alcançá-las, é necessário, segundo Charan, reduzir as hierarquias para tornar as decisões mais dinâmicas e incentivar a colaboração. Além disso, é importante criar times multidisciplinares.
Voltando ao exemplo do iPhone: para torná-lo realidade, foi necessário unir especialistas em vidro, em chips, em software e em design. Cada um deles é muito bom no que faz e tinha suas propostas para criar o melhor em sua área. Mas, para produzir o melhor produto possível, eles tiveram que ser integrados e dialogar.
Charan listou as sete habilidades que os líderes integradores precisam ter. Para se tornar um especialista no assunto, é necessário praticar.
1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto
2. Selecione os melhores especialistas
3. Ouça e procure pela melhor ideia. Não se contente com as primeiras opções colocadas na mesa e encoraje o time a apresentar seu melhor
4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos
5. Faça escolhas e tome decisões, de preferência em conjunto
6. Consiga que a equipe se comprometa com o todo
7. Execute e entregue