Bem Vindo a DP3

A DP3 possui uma equipe profissional de apaixonados por design.

Nós faremos o melhor para o seu negócio com criatividade.

Sinta-se tranquilo para solicitar informações e orçamentos personalizados.

Nossas Habilidades

Desenvolvimento Web90%
Branding75%
Intermediação de Negócios100%
Consultorias80%

Gestão Estratégica: Ninguém é campeão por acaso

Por admin 3 anos ago
Home  /  Carreira e Negócios  /  Gestão Estratégica: Ninguém é campeão por acaso

Por Adilson Neves

 

Estamos em pleno movimento da Copa do Mundo 2014 no Brasil: o maior evento global do futebol a cada quatro anos. Futebol é a palavra de ordem por todos os lugares, em todas as rodas, em toda as conversas. Nessa introdução, quero falar de Gestão Estratégica  fazendo uma comparação  simplista, colocando o líder como um técnico, as pessoas como os jogadores e a gestão como um esporte de campo.

Para ser campeão, levar uma taça é preciso treino, muito treino; mas também é preciso estabelecer uma visão, traçar os objetivos para chegar lá e executar bem um plano de ação; conhecendo bem os adversários, as suas táticas, os pontos fortes e fracos dos jogadores oponentes, montar uma tática diferenciada, alinhar a motivação do seu time e jogar o jogo. Afinal, jogo se ganha em campo.

A equipe campeã da Copa do Mundo neste ano vai trabalhar dentro desses parâmetros, com certeza; porque isso é estratégia.Os líderes das organizações vencedoras precisem ser os arquitetos da estratégia, não apenas no papel, mas com a alta capacidade de transformá-las em resultados. E como montar uma boa gestão estratégica?

Importante entender inicialmente que estratégia é um olhar para o todo, sob a ótica da sustentabilidade do negócio em longo prazo., envolvendo pessoas em especial e os processos. Mas como iniciar tudo isso?

Comece do mais simples. Estabeleça uma visão de longo prazo, entre três a cinco anos, conectada com as tendências externas do mercado. Observe, estude, anote, pesquise, conheça os seus principais concorrentes. Aprenda a olhar o seu negócio, não importa o tamanho dele, sob a ótica do todo.Em seguida, estabeleça as prioridades. Se a sua empresa não tem o habito de trabalhar com diretrizes estratégicas, faça tudo simplificadamente. Tenha ao menos três a cinco prioridades, mas faça de forma clara e objetiva, mensure bem, dê prazos para o cumprimento delas, acompanhe, monitore e comemore com a sua equipe quando alcançar.

Quando falei de equipe é porque não existe estratégia sem as pessoas. Portanto, a organização precisa unir pessoas e operações a estratégia. Estratégia é como ar. Todo o pessoal precisa respirar a visão, os objetivos estratégicos e a execução. Sem isso, nada vai sair do papel. Se precisar, repense, realinhe o time; mas, não abra mão dos objetivos definidos.

Chegamos a outro ponto fundamental: as pessoas. Igual ao time de futebol. Contrate os melhores que puder para cada posição. Para que uma estratégia funcione perfeitamente é preciso colocar as pessoas certas nos lugares certos. Em suma, coloque seu time para jogar consciente de que resultados chegam com suor, lágrimas, concentração, treinamento e muito esforço. 

No campo dos negócios é preciso planejamento e preparo. Vencer no mercado atual e competitivo é para o time que busca diferenciação fundamentada em conhecimento, pessoas e estratégia.

Nenhum time é campeão por acaso. Monte seu time para vencer!

 

Adilson Neves  é professor, consultor em Gestão Estratégica e coach em desenvolvimento humano

 

Artigo originalmente publicado pela ES BRASIL: http://goo.gl/50RaFc

Categorias:
  Carreira e NegóciosMarketing
this post foi compartilhado 0 vezes
 000
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.